Translate

sábado, 22 de novembro de 2014

TEXTO DE OPINIÃO - Humildade dentro e fora das quatro linhas! :

Há coisas no futebol que não se explicam!
Era segunda-feira, dia 13 de Outubro, o céu estava cinzento e as nuvens carregadinhas prontas para atormentar todo o plano que há meses engendrara. Contudo, no futebol nada é impedimento e, por isso, rumei até Paços de Ferreira em busca de um bilhete que me assegurasse a presença no jogo de play-off para o Euro 2015 (sub 21) entre Portugal e Holanda. Cheguei ao meu destino antes de a bilheteira abrir, no entanto, a fila já era longa. Duvidei! Esperei, esperei e esperei… entre o frio, a chuva e o vento lá consegui arranjar um bilhete. Na verdade, não era um bilhete era “o meu bilhete”. Surpreendentemente, fui a antepenúltima pessoa a ter acesso a essa regalia e, assim, iniciei esta grande viagem.
14 de Outubro de 2014, dia de jogo! Já nada me podia impedir de te ver brilhar. Cartaz e bilhete na mão e estava pronta para ir avante. Caminhei em direcção ao estádio como se de um jogo do Benfica se tratasse, no entanto, tinha consciência que o que iria ver em nada se assemelharia a ver-te jogar com o manto sagrado em pleno Estádio da Luz. Porém, rapidamente pus esses pensamentos de parte e eis que te avisto: pequeno e frágil mas com uma magia inegável. Sentei-me na primeira fila para que nada falhasse. Inicia-se o jogo! Observei cada pormenor, cada investida em vão, cada abalroamento, cada passe de pura magia, cada jogada de mestre com esse pé esquerdo que há muito me havia encantado. Não parei um segundo! Quase que por magia, aos 87 minutos tive o privilégio de ver o melhor Bernardo numa única jogada. “Golooooooo!” - gritei e saltei de alegria como se de um amigo se tratasse. Termina o jogo! Levantei o cartaz ao máximo na esperança de que o conseguisses ver. Tal como imaginara, vi a equipa a festejar no meio campo e a agradecer todo o apoio demonstrado e tu estavas lá. Vi a turma deslocar-se para o banco no intuito de festejar com a equipa técnica e tu estavas lá. Vi os jogadores despedirem-se para irem para o balneário e tu não estavas lá. Olhaste uma, duas, três vezes e muito calmamente vieste ao meu encontro atravessando todo o relvado. Entregaste a camisola ao steward e apenas disseste: “É PARA ELA!”. Uma alegria imensa abarcou todos os meus pensamentos e ainda hoje não consigo espelhar a dimensão da felicidade sentida. E quando eu achava que nada mais poderia acontecer, eis que o steward que me havia observado o jogo todo me informa de um caminho que me permitiria ter a sorte de estar com os jogadores. Fiz tudo tal como ele me havia indicado. “BERNAS!” proferi. Mais uma vez, muito calmamente se dirigiu até mim. Entre autógrafos e fotografias, ganhei coragem e aconselhei: “Bernas, não deixes que te roubem aquilo que é teu”. Ele assentiu com um sorriso.
São estes pequenos gestos que fazem com que toda a dedicação seja recompensada.

FORÇA CAMPEÃO!




domingo, 12 de outubro de 2014

«É muito bom passar da Liga 2 para a Champions» :

Em entrevista ao site do Mónaco,o Bernardo fez um balanço positivo dos primeiros meses no emblema Monegasco e disse que sempre desejou exprimentar novos campeonatos e sair do seu país. Aqui estão algumas das suas declarações:

«Sempre quis, um dia mais tarde, sair de Portugal para experimentar coisas novas. Não é bom viver sempre no mesmo sítio. (...) Passar de um patamar de segunda Liga portuguesa para a Liga francesa e a Liga dos Campeões é muito bom. E ainda por cima partilhar o balneário com jogadores que sempre vi jogar na televisão, que foram ídolos, como o Ricardo Carvalho e o João Moutinho, é muito bom»

«A nível nacional, destaco o Rui Costa e o Chalana; a nível internacional, Maradona, Iniesta e Zidane.»


E que sonhos tem para a carreira? «Ganhar uma competição importante com o meu País, com Cristiano Ronaldo. Seria algo fantástico. O que posso melhorar? Penso que ainda posso evoluir a nível de agressividade. Estou muito empenhado nesse sentido"




sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Capa do jornal "A bola" (10/10):


RELATÓRIO DE JOGO: Holanda - Portugal:

Na passada Quinta feira, a seleção de sub-21 Portuguesa ia com 8 jogos consecutivos a vencer, um feito que queriam aumentar e neste jogo importante frente à sempre poderosa "laranja mecânica". Em Alkmaar, Portugal não entrou muito bem no jogo e consequentemente até decorrido quarto de hora da partida a turma comandada por Rui Jorge não tinha conseguido "pegar" no jogo. Os “rapazes das quinas” até poderiam ter sofrido o primeiro golo logo no início, não fosse Paulo Oliveira a contrariar mesmo na linha de golo aquilo que seria golo certo e, poderia, assim, ter mudado a rota do jogo.
Mas com atitude e garra características desta equipa, Portugal deu a volta à superioridade do adversário e equipa da casa até então e Ivan Cavaleiro com a primeira oportunidade de perigo da equipa lusa demonstrou mesmo isso.
Portugal acabou por chegar à merecida vantagem após uma jogada de génio do Bernardo, causando grande penalidade, que Sérgio Oliveira bateu com classe e fez o primeiro da equipa. Portugal encontrava-se, assim, em vantagem antes do apito para o intervalo, momento importante do jogo.
No segundo tempo, os Lusos mantiveram a superioridade em campo e após várias oportunidades falhadas, Mané, acabado de entrar dilatou a vantagem, que viria a ser justificada por tudo o que a equipa havia feito ao longo da partida.

De realçar o jogo fantástico do nosso campeão que foi eleito o melhor em campo e levou os adeptos da selecção caseira a aplaudir o jovem. Algo a que sempre nos habituou.

RESULTADO FINAL:
Holanda U21 0 - 2 Portugal U21




domingo, 28 de setembro de 2014

RELATO DE JOGO: AS Monaco - OGC Nice:

Dérbi, um jogo sempre emotivo e este não foi excepção. Ontem, dia 27 de Setembro, o Mónaco recebeu o Nice, clube da cidade vizinha, disputando, desta forma, um jogo com décadas de história. O jogo não começou da melhor maneira para a equipa da casa que sofreu um golo de bola parada pelo ainda jogador do FCPorto, Carlos Eduardo, aos 3 minutos de jogo. Desde aí, nunca mais conseguiu atacar, agindo como se estivesse o jogo empatado, uma vez que a equipa de Nice fechou todos os espaços à equipa monegasca.
Depois do tento, a turma do principado ainda teve várias oportunidades sendo que algumas delas se mostraram flagrantes como uma do nosso craque após cruzamento de Carrasco. Porém, a investida não teve o desfecho que se esperava, o do golo. Após o regresso do balneário nada mudou, duas equipas iguais, uma a tentar dilatar o resultado e outra a tentar fazer a "remontada" que não aconteceu. De realçar que o Bernardo jogou os 90 minutos, minutos esses que demonstraram ser de bastante qualidade tal como nos havia habituado no clube encarnado.

RESULTADO FINAL:
AS Monaco 0 - 1 OGC Nice




TEXTO DE OPINIÃO - o empréstimo de Bernardo Silva:

7 de Agosto de 2014, o Benfica confirmava, assim, a cedência de três daquelas que são as maiores promessas do clube encarnado: João Cancelo para o Valência, Ivan Cavaleiro para o Deportivo da Corunha e Bernardo Silva (sim, o nosso miúdo de ouro) para o Monaco FC. Revoltei-me, tentei perceber o porquê de não apostarem em ti, procurei respostas para esta angústia porque sabia que alguém teria que justificar esta repentina saída, li jornais, vasculhei pela Internet, ouvi a entrevista do presidente, mas a dúvida permanecia. Por que é que te fizeram isto, campeão?! Acalmei e repensei: talvez não seja assim tão mau para ti, irás jogar com e contra alguns “monstros” do futebol que te ajudarão a crescer ainda mais, duplicarás a tua técnica, reforçarás o teu físico e na próxima época… Sim, na próxima época ninguém te parará naquele que é o teu clube do coração, o Sport Lisboa e Benfica. Confesso que sou uma amante incondicional de futebol e que, por vezes, prefiro manter-me à margem daquele que é o futebol moderno. Quero ignorar o Jorge Mendes e todas as suas pseudo-transferências, quero ignorar o Peter Lim e respectivos fundos e, assim, crer que tu ainda és uma mais-valia do Benfica, quero acreditar que a nossa formação será uma aposta clara e de sucesso num futuro não muito longínquo. Simplesmente, quero acreditar que voltarás à casa que tanto te quer bem. Conformei-me! “Obriguei-me” a ganhar o gosto pela liga francesa e, com isso, a encantar-me por um clube que, de certa forma, não era meu. 28 de Agosto de 2014, quase parecia dia de jogo mas era apenas dia de sorteio para a Liga dos Campeões. Bloco e caneta na mão e estava pronta para registar o futuro do meu Benfica na liga milionária. Ansiedade e medo, muito medo! Pedi, não sei exactamente a quem, mas pedi que o teu percurso não se cruzasse com o meu. Porém, todo o empenho foi em vão e eis que o Mónaco constituiu a par do Zenit e do Bayer o nosso temível Grupo C da referida Liga. Tenho plena consciência das minhas convicções e acima do Benfica nada está, mas nesse momento uma angústia abarcou todos os meus pensamentos. Outra vez, mas porquê?! Não bastava não poder contar com ele para a presente época? Terei, agora, que estar contra ele? O Futebol é mesmo assim… Dia 4 de Novembro lá estarei e se tu marcares três e o Benfica quatro eu fico feliz! Sê o profissional exímio que sempre demonstraste, BOA SORTE CAMPEÃO!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

RELATO DO JOGO- AS Monaco - Montpellier:

Após as duas vitórias em jogos anteriores para a Liga dos campeões e para a liga francesa (com Leverkusen e Guingamp respectivamente), a equipa Monegasca viu-se quase que "obrigada" a vencer este jogo com o Montpellier para realçar a boa forma de resultados que tem mostrado. Com o Bernardo a titular, a equipa não conseguiu impor o seu jogo desde o início, no entanto, com algumas oportunidades vindas das alas ia tentando fazer o golo. Porém, tal não se verificou e, por isso, o empate persistiu em ficar até ao intervalo. Na segunda parte, com o nosso craque em grande plano, numa oportunidade que cheirava a golo, um defesa da equipa adversária desviou o que era certo entrar nas redes contrárias. O Bernardo saiu aos 75' com o resultado ainda a zeros, resultado esse que só foi quebrado ao cair do pano com Germain que tinha entrado para substituir Kondogbia, sendo assim o herói do jogo. O Mónaco tem de continuar com esta série de vitórias se quiser lutar pelo título após o mau arranque inicial.


RESULTADO FINAL:
AS Monaco 1 - 0 Montpellier








terça-feira, 9 de setembro de 2014

Treino de hoje. (9/09):

Tal como havíamos indicado na publicação anterior o Bernardo não pôde jogar frente ao Azerbaijão por acumulação de amarelos, partindo, por isso, mais cedo para o Principado. Assim, a equipa treinou hoje completa após os referidos compromissos das selecções.




quinta-feira, 4 de setembro de 2014

RELATO DO JOGO- Qualificação EURO U21 2015 (República Checa):

Com o playoff já garantido, a turma de Rui Jorge foi a terras nórdicas com o objectivo de manter a série de jogos apenas com vitórias no grupo, e assim aconteceu. Com o Bernardo a titular os "Tugas" entraram bem no jogo, muito cientes do que queriam, a vitória. Com várias oportunidades, chegou o golo de Mané, aos 22 minutos da primeira parte (Um erro da defesa Nórdica que após um roubo de bola de Esgaio a menos de meio campo que passa a Paciência e esse deixa o jogador do Sporting sozinho para abrir o marcador), resultado que mantiveram até ao fim do primeiro tempo apesar do contratempo da lesão no joelho de Gonçalo Paciência que teve que ser substituído por Ricardo, seu colega no FC Porto. As duas equipas entraram na segunda parte determinadas em discutir a vitória, até que Ricardo (que tinha entrado para render Gonçalo) marcou o segundo e deixou os noruegueses sem grandes esperanças em ganhar o jogo. Mas muito por culpa das jovens promessas da equipa adversária, a Noruega chegou ao 2-1 por intermédio de Bakenga que ainda fez a equipa lutar pelo resultado, mas assim não se passou. Foi difícil para a equipa das Quinas segurar a margem mínima mas acabou por conseguir, seguem com 7 jogos e sete vitórias. 


PS: O Bernardo jogou os 90 minutos mas por ter levado amarelo não jogará frente ao Azerbaijão, a 9 de Setembro.

RESULTADO FINAL:
Noruega U21 1 - 2 Portugal U21